Após ‘apagão’, ministro nega risco energético no Brasil 

Redação 011
1 Min
Cuba sofre apagão geral em meio à falta de combustível e pressão dos EUA
foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Parte do Brasil enfrentou mais um apagão. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Em nota, o ONS detalhou que a ocorrência iniciou com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kilovolts (kV). O sistema elétrico brasileiro garante energia suficiente ao que é demandado no país, evitando risco dos chamados ‘apagões’. Eventos como o ocorrido nesta terça-feira (14) são, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ‘pontuais e momentâneos’ e têm, como origem, problemas técnicos ligados à infraestrutura do sistema – e não à falta de capacidade de geração.

“Hoje, com o sistema interligado e [a ampliação e a contratação de] usinas térmicas, o Brasil não corre nenhum risco energético”, garantiu o ministro.

Apesar disso, não se pode normalizar uma situação como essa. É preciso apurar de fato os motivos desse incidente.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe este artigo