Saída de Kim e Serra amplia chances de vitória de Tarcísio no 1º turno em SP

Redação 011
1 Min
Saída de Kim e Serra amplia chances de vitória de Tarcísio no 1º turno em SP
foto: Cleia Viana/ Agência Câmara de Notícias

O deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) e o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) anunciaram que não disputarão o governo de São Paulo em 2026, optando por candidaturas à Câmara dos Deputados. A escolha altera o tabuleiro político no maior colégio eleitoral do país, abrindo espaço para que outras forças de esquerda, centro e direita busquem protagonismo.

Kataguiri, que era apontado como possível representante de uma via liberal, crítica ao bolsonarismo, comunicou no sábado (20) que concorrerá à reeleição como deputado federal. Analistas destacavam sua candidatura como alternativa à polarização entre o governo Lula, e a oposição conservadora. Com sua saída, o partido Missão passa a ser alvo de negociações por tempo de TV e alianças, especialmente entre legendas que buscam fortalecer candidaturas em São Paulo.

No domingo (21), Serra oficializou sua pré-candidatura à Câmara, justificando que sua missão é representar Santo André e o Grande ABCD em Brasília. Prefeito por dois mandatos, ele afirmou que a mudança não é recuo, mas continuidade de um projeto político iniciado em sua cidade. Com as desistências, a disputa pelo governo paulista concentra-se em Tarcísio de Freitas (Republicanos), que busca a reeleição, e Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Fazenda.

TAGS:
Compartilhe este artigo