O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) destacou neste domingo (21) a vitória de Abelardo de la Espriella no segundo turno das eleições da Colômbia. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar afirmou que o resultado representa “a vitória do bem sobre o mal” e reforçou que as bandeiras da direita “seguem triunfando em toda a América”. Para ele, a conquista simboliza a luta contra narcoterrorismo, corrupção e aumento de impostos, além da defesa de nações livres e prósperas.
De la Espriella superou Iván Cepeda, aliado do atual presidente colombiano Gustavo Petro, com 49,65% dos votos contra 48,70%, segundo dados preliminares do Conselho Nacional Eleitoral. O resultado ainda passará por recontagem oficial, prevista em lei para o dia seguinte à votação. Flávio Bolsonaro classificou o desfecho como “triunfo das agendas de direita na América Latina”, ressaltando que o avanço dessas pautas fortalece a resistência contra governos de esquerda na região.
Outros parlamentares conservadores também celebraram a vitória. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmou que o povo colombiano recupera a esperança de um país livre da “falência moral e econômica” deixada pela esquerda. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reforçou o tom ao dizer que se trata de uma derrota dos socialistas e dos narcoterroristas. Já Espriella declarou que buscará apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de Israel, além de defender ações militares contra guerrilhas e se posicionar contra a chamada “paz total” proposta por Petro.

