O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 200% sobre o vinho, champanhe e outras bebidas alcoólicas da União Europeia. Essa foi uma resposta do republicano após o bloco anunciar impostos sobre o uísque bourbon norte-americano.
“Se esta tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve colocarão uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhe e produtos alcoólicos saindo da França e outros países representados pela UE. Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA”, disse o chefe da Casa Branca em sua rede social.
As contramedidas da Europa incluíram impostos que chegam a US$ 28 bilhões em produtos americanos, incluindo barcos, bourbon e motocicletas. Produtos agrícolas também serão impactados, incluindo aves, carne bovina, frutos-do-mar e vegetais. A previsão é que as taxas da União Europeia, de 50%, entrem em vigor no dia primeiro de abril.
“Nós sempre permaneceremos abertos à negociação. Acreditamos firmemente que, em um mundo repleto de incertezas geopolíticas e econômicas, não é do nosso interesse comum sobrecarregar nossas economias com tarifas”, afirmou Ursula von der Leyen, atual presidente da Comissão.