A desaprovação do governo Lula (PT) atingiu 49% em janeiro de 2025, ultrapassando pela primeira vez o índice de aprovação, que caiu para 47%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27). O levantamento indica uma oscilação de dois pontos na desaprovação e uma queda de cinco pontos na aprovação em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2024. Apenas 4% dos entrevistados declararam não saber ou preferiram não responder.
Um dos principais fatores apontados para o aumento da rejeição foi a crise gerada pela proposta de fiscalização do Pix, que gerou forte reação popular antes do recuo do governo. De acordo com o estudo, 66% dos entrevistados consideraram que o governo errou mais do que acertou durante o episódio. Felipe Nunes, diretor da Quaest, afirmou que “a queda na aprovação foi mais significativa nas regiões Nordeste e Sul, chegando a 10 e 7 pontos, respectivamente”.
Além das críticas à gestão econômica, com 39% afirmando que a situação financeira do país piorou no último ano, 83% dos entrevistados relataram que o preço dos alimentos continua subindo. A pesquisa entrevistou 4.500 pessoas entre 23 e 26 de janeiro, com margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A insatisfação também é visível na percepção de que o Brasil segue na direção errada, opinião compartilhada por 50% dos entrevistados.