Lula vai ao G7, mas desdenha: “Não há nem necessidade de existir”

Redação 011
2 Min
Lula vai ao G7, mas desdenha:
foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula já está em solo canadense para participar, como convidado, da cúpula do G7 — o grupo que reúne as grandes potências industriais e econômicas do planeta.

A reunião ocorre em Kananaskis, no Canadá, e já conta com uma importante baixa. O presidente americano, Donald Trump, deixou o país às pressas após o jantar dos chefes de Estado, retornando a Washington. Uma sala de crise foi preparada na Casa Branca para que o mandatário norte-americano trate do assunto mais importante do momento: a guerra entre Israel e Irã.

Não se sabe exatamente qual posição será tomada pelos EUA a partir de agora. No entanto, Trump rejeitou a fala de busca por cessar-fogo que havia sido dita pelo presidente francês Emmanuel Macron durante o G7. Ele ainda deu a entender que o francês teria agido com dolo em suas declarações: “sempre erra”.

Já Lula afirmou acreditar que o G7 é a “festa dos ricos” e declarou preferir o G20, por entender que se trata de um fórum mais plural. O presidente brasileiro também comentou sobre uma eventual volta de Vladimir Putin ao grupo:

“Putin participava do G8. Acho que o G7, no fundo, no fundo, nem precisaria existir. O G20 é mais representante.”

A grande expectativa para o governo Lula neste encontro talvez seja a reunião com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, que solicitou uma agenda com o brasileiro. Ambos têm uma péssima relação; resta saber se o ucraniano pedirá a Lula que intervenha um diálogo com o presidente russo, numa tentativa de conter os ataques a Kiev.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.