Lula ‘faz campanha’ por Senado de esquerda para livrar ministros do STF de cassação

Redação 011
2 Min
Abaixo-assinado do Novo é contra a indicação de Dino para o STF
foto: Ricardo Stuckert/ PR

Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (1º), durante o congresso nacional do PSB, que a eleição de senadores alinhados à esquerda será fundamental em 2026 para garantir a proteção do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula destacou a necessidade de impedir que a oposição influencie decisões da Corte. “Se não ganharmos a maioria do Senado, esses caras vão avacalhar com a Suprema Corte”, disse, em discurso direcionado à militância petista em Brasília.

A fala ocorre em meio ao aumento da pressão contra ministros do STF por parte de setores ligados à direita, que pretendem conquistar mais cadeiras no Senado e, com isso, viabilizar pedidos de impeachment contra ministros acusados de abuso de autoridade. Em fevereiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que “quase 40” parlamentares da Casa já estariam favoráveis a um processo contra o ministro Alexandre de Moraes. A declaração não teve nomes revelados, mas expôs a tensão entre o Supremo e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além das declarações, o contexto inclui a ofensiva judicial contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), licenciado do mandato e atualmente nos Estados Unidos. O STF abriu inquérito para investigar sua atuação internacional contra autoridades brasileiras. A Procuradoria-Geral da República acusa o deputado de tentar sanções estrangeiras contra membros do Judiciário. “Dá para acreditar? Agora querem me prender por denunciar perseguições políticas”, reagiu Eduardo em vídeo divulgado nas redes sociais. A denúncia também envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, citado como financiador das ações do filho no exterior.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.