O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi aplaudido de pé pelos fiéis na Paróquia Santa Rosa de Lima, na Barra da Tijuca, no último domingo (2). O apoio público acontece no rastro da Operação Contenção, deflagrada em 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha. O sacerdote que conduziu a missa também reconheceu e homenageou o sacrifício dos policiais mortos durante a ação.
O governador, que também é músico católico, acabou viralizando nas redes após cantar um hino na missa. Ele também visitou os seis policiais feridos no Hospital Central da Polícia Militar e utilizou suas redes sociais para agradecer aos agentes.
Em nível político, Castro recebeu solidariedade de governadores de direita, como Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas, que ofereceram apoio logístico e possível envio de tropas.
Essa articulação política se consolidou com o lançamento do “Consórcio da Paz”, uma coalizão de governadores de centro-direita/direita para compartilhar inteligência, recursos financeiros e reforço policial, sinalizando uma estratégia de combate ao crime organizado mais autônoma da União. A postura firme de Castro encontrou respaldo na população: pesquisa Genial/Quaest mostrou que 64% dos cariocas com mais de 16 anos aprovaram a megaoperação, e 58% a consideraram um sucesso.








