Um grupo com 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Somente três deles foram mantidos sob custódia pela Polícia Federal porque eram considerados fugitivos da Justiça brasileira. No total, foram 90 homens e 13 mulheres que retornaram ao país, a maioria com idade entre 18 e 29 anos.
Para evitar o uso de algemas e relatos de abusos, como aconteceu no primeiro voo de repatriados, em janeiro, foi criada uma força-tarefa para garantir um atendimento humanizado a essas pessoas, com programas de capacitação profissional e assistência social. Participam desse trabalho de apoio a Polícia Federal, Defensoria Pública da União, e os ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Desenvolvimento e Assistência Social, Relações Exteriores e Defesa.
Desde que tomou posse como presidente dos EUA, neste segundo mandato, Donald Trump endureceu as regras para a entrada e permanência de imigrantes em solo norte-americano. Segundo o próprio Departamento de Segurança Interna, 142 mil imigrantes irregulares foram expulsos somente neste ano de 2025.