O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), destacou a necessidade de um candidato de consenso para enfrentar Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2026, sugerindo Tarcísio de Freitas (Republicanos) como o nome ideal. Apesar da resistência de Tarcísio em assumir a candidatura, Ibaneis argumenta que o atual governador de São Paulo reúne as características necessárias para unir a centro-direita. A fala reflete a visão de Ibaneis sobre a importância de um bloco político que possa romper com a polarização atual e oferecer uma alternativa ao PT.
Ibaneis, crítico constante do governo Lula (PT), tem apontado problemas na gestão petista, chamando o chefe do executivo de “preguiçoso” e acusando o governo de má relação com políticos e governadores de centro-direita. “Não há capacidade de fazer cortes nas áreas necessárias”, disse Ibaneis, destacando que 2025 será um ano difícil caso medidas econômicas sérias não sejam implementadas. Ele também acusou o governo federal de tentativas de enfraquecer o Fundo Constitucional de Brasília e citou a ausência de diálogo como fator de deterioração institucional.
Além de suas críticas, Ibaneis reafirmou sua intenção de disputar uma vaga no Senado em 2026, em aliança com o PL, mas descartou se tornar parte do núcleo duro do bolsonarismo. Apesar de ter se aproximado de Jair Bolsonaro (PL) no passado, ele agora defende um afastamento estratégico do ex-presidente, especialmente após as narrativas do suposto golpe. “A turma vai até a beira do abismo, mas ninguém vai pular, né?”, afirmou recentemente ao jornal O Globo, ao justificar a necessidade de uma mudança de liderança na direita brasileira.