O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quinta-feira (17) uma carta na qual critica o julgamento em curso contra Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal e pede o encerramento imediato do processo. A manifestação foi divulgada em suas redes sociais e reforça as pressões para parar com a perseguição política ao ex-presidente brasileiro. “Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deveria terminar imediatamente!”, escreveu Trump.
Na carta, o líder republicano também criticou o governo Lula (PT) por promover ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Ele pediu que a atual gestão brasileira “pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura”. Esta é a sexta vez que Trump se posiciona em defesa de Bolsonaro, a quem classificou como um “líder altamente respeitado” que “serviu bem ao seu país”, mesmo tendo declarado recentemente que o ex-presidente brasileiro “não é seu amigo”.
Além das críticas, Trump anunciou medidas práticas em resposta aos abusos cometidos contra Bolsonaro. No início de julho, elevou para 50% as tarifas comerciais contra o Brasil, citando diretamente a “caça às bruxas” contra o ex-presidente como justificativa. A medida, que amplia taxas já aplicadas ao aço e ao alumínio, entra em vigor em 1º de agosto. Segundo o republicano, a política tarifária é uma forma de pressionar o governo brasileiro a mudar de postura.