O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma mensagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a Conservative Political Action Conference (CPAC), evento conservador realizado no sábado (22). Ao cumprimentar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Trump destacou o respeito que tem pela família do ex-mandatário brasileiro. “Diga ‘oi’ ao seu pai. Sua família é ótima”, declarou o líder republicano diante de uma plateia composta por figuras da direita mundial.
Durante sua participação no evento, Eduardo Bolsonaro alertou sobre o risco de prisão de seu pai, denunciado pela Procuradoria-Geral da República no inquérito sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. O deputado comparou a situação brasileira à perseguição de opositores em regimes autoritários da América Latina. “O ex-presidente Jair Bolsonaro está em risco de ser preso com as mesmas acusações falsas usadas contra líderes de oposição na Venezuela, Cuba e Nicarágua”, afirmou, pedindo apoio internacional e anistia no Congresso para os presos do 8 de janeiro.
A CPAC também contou com o discurso do presidente da Argentina, Javier Milei, que fez críticas à influência de ONGs na política latino-americana e mencionou interferências externas nas eleições presidenciais brasileiras de 2022. Milei citou a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), acusando-a de financiar grupos que interferem em processos democráticos, afirmando que o caso brasileiro faz parte de um esquema global de manipulação política.