O Ministério da Educação confirmou que houve a divulgação equivocada de resultados provisórios do Sistema de Seleção Unificada. A falha ocorreu na manhã da última terça-feira (30). Segundo a pasta, os dados ficaram disponíveis por 25 minutos e o erro está sob apuração. A consulta dos aprovados no Sisu estava marcada para a mesma data, mas devido a um problema de sistema, houve o adiamento.
No entanto, parte dos candidatos conseguiu acessar a página e teve a oportunidade de checar a aprovação nas universidades desejadas. Na tarde de quarta-feira (31), quando o MEC conseguiu disponibilizar todos os resultados, começou a confusão. Alguns candidatos, que viram a informação de que tinham sido aprovados, descobriram que, na verdade, não foram selecionados porque caíram algumas posições. Há relato, inclusive, de um estudante que raspou o cabelo para comemorar o ingresso universitário, quando tudo não passou de um erro.
Apesar disso, o ministério afirmou que ‘o sistema é seguro e os resultados oficiais não serão modificados’. O Sisu oferece vagas em universidades federais a partir da prova do Enem. O ministro Camilo Santana relatou uma investigação interna sobre o fato.
Aparentemente, houve uma tentativa de minimizar um erro desse calibre.
É preciso que uma situação como essa não se repita.