O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu que Lula se manifeste sobre a decisão do Brasil de impedir que o país faça parte dos Brics: “Prefiro ser cauteloso. Espero que Lula observe, esteja bem informado dos acontecimentos e que ele, como chefe de Estado, diga o que tem a dizer”, afirmou Maduro durante seu programa de rádio e televisão, quando questionado sobre o tema.
O ditador disse que nove membros do Brics apoiaram o ingresso do país no bloco, durante o encontro de cúpula da semana passada, realizado na Rússia. O Brasil, porém, bloqueou a iniciativa.
Ele ainda criticou o Ministério das Relações Exteriores, ao dizer que o prédio da pasta em Brasília “é há muitos anos uma potência dentro do poder do Brasil” e “sempre conspirou contra a Venezuela”. Maduro elevou o tom e afirmou que o veto do Itamaraty não poderá impedir nosso caminho no Brics.
Lula tenta evitar o embate. Mas ele bem sabe: se tornou o governante da América do Sul capaz de desagradar tanto a Direita quanto a Esquerda – um feito inédito no bloco.