A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, prometeu descriminalizar o uso da maconha além de realizar uma reforma policial para, segundo ela proteger homens negros. Em entrevista ao programa de rádio The Breakfast Club, Harris ressaltou que as leis sobre o uso da maconha são aplicadas de maneira desigual, prejudicando desproporcionalmente minorias, em especial homens negros. “Minha promessa é trabalhar para descriminalizá-la porque sei exatamente como essas leis foram usadas para impactar desproporcionalmente certas populações”, declarou.
Além da descriminalização da maconha, Harris também afirmou que lutará pela aprovação do George Floyd Policing Act, um projeto de lei interrompido no Congresso em 2021 que visa conter a ‘brutalidade policial’ e corrigir o perfilamento racial nos Estados Unidos. A candidata, que já enfrentou críticas por seu histórico como promotora, tem buscado se reconectar com eleitores negros, especialmente homens, segmento em que sua campanha encontra resistência. Aliados como Barack Obama têm reforçado os esforços para reconquistar esse eleitorado em estados decisivos como Michigan.
Com a eleição marcada para daqui a 20 dias, a disputa entre Kamala Harris e Donald Trump está acirrada, com pesquisas apontando uma diferença mínima entre os dois candidatos. Harris tenta atrair eleitores republicanos moderados enquanto enfrenta a um forte concorrente como Donald Trump. Já Trump, por sua vez, tenta manter sua base sólida e captar eleitores desiludidos, em uma campanha que se desenha cada vez mais imprevisível.