O Brasil assume a presidência do G20, grupo formado pelas 19 principais economias do mundo, além da União Europeia e, a partir deste ano, também a União Africana.
Lula estará na Alemanha sexta-feira (1) , data que recebe o cargo e ficará pelo período de um ano. Esta é a primeira vez que o país ocupa essa posição na história do grupo no formato atual.
É de responsabilidade do Brasil organizar reuniões temáticas e setoriais entre os países do grupo. O lema da presidência brasileira será “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
O petista terá uma tarefa difícil, de tentar se destacar onde os mais fortes vão estar ocupados com outros assuntos. Os Estados Unidos, por exemplo, estarão com foco nas eleições presidenciais e a Rússia continua em guerra.
Segundo o governo durante o mandato, o Brasil vai criar duas forças-tarefa de combate à desigualdade: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima.
O Planalto afirma ainda, que o plano será organizar mais de 100 encontros, que serão tanto virtual quanto presencial, e cerca de 20 reuniões ministeriais, a presidência se encerrará com o “summit” de chefes de Estado no Rio de Janeiro em novembro do próximo ano.