Um acidente gravíssimo com o Elevador da Glória, um dos mais conhecidos pontos turísticos de Lisboa, em Portugal, descarrilou nesta quarta-feira (3). Ao menos 16 pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas. O bondinho é uma das principais atrações turísticas de Lisboa, que bateu contra um prédio. O bondinho já havia descarrilado em 2018, mas sem deixar vítimas.
“Pelo que se consegue ver pelas imagens, o provável é que um cabo de tração tenha se quebrado e, ao quebrar, os freios que normalmente deviam funcionar numa situação destas não funcionaram”, declarou Fernando Nunes da Silva, especialista em Engenharia e ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa em uma entrevista para uma TV local.
Com capacidade para 42 pessoas, a composição foi inaugurada em 1885, sendo considerada uma das mais emblemáticas da capital portuguesa, ligando o centro da cidade ao Bairro Alto. Além de atração turística, é também um dos transportes mais utilizados pelos moradores. O Governo Português decretou luto nacional e o cônsul do Brasil em Portugal informou que não há brasileiros entre as vítimas.
Em nota, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou “profundamente” o acidente.
*matéria atualizada às 15:10.










