O deputado federal Alfredo Gaspar conseguiu reunir 177 assinaturas favoráveis, à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o crime organizado.
O parlamentar teve o apoio junto aos setores de direita da Câmara e nenhum dos deputados de partidos de esquerda assinou o documento.
Gaspar falou sobre a necessidade da comissão ao citar a existência de um “intrincado esquema de conexões com outros grupos criminosos e uma rede subterrânea de ligações com os quadros oficiais da vida social, econômica e política da comunidade”.
Recentemente, ficou pública a visita de Luciane Barbosa a conhecida “dama do tráfico” aos ministérios do governo Lula (PT). Luciane está casada há 11 anos com o “criminoso número um” dos procurados da polícia amazonense, Clemilson dos Santos Farias, também chamado de “Tio Patinhas”.
A ” dama do trafico “, além de encontros nos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, esteve no Conselho Nacional de Justiça em 2023.
Ambos foram condenados em segunda instância por organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico. Enquanto Tio Patinhas cumpre 31 anos de detenção no presídio de Tefé (AM), sua esposa, condenada há dez anos, recorre em liberdade.