A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deixou claro que não vai se manifestar sobre o evento anunciado pelo Governo Federal para relembrar um ano dos atos de 8 de janeiro, marcado para a próxima segunda-feira (8), no Congresso. Durante uma entrevista, a parlamentar afirmou que evita se pronunciar sobre isso: “Eu vou ignorar. Coisa ridícula esse gasto de energia e dinheiro público”, afirmou.
Zambelli, assim como a maior parte dos deputados federais, também não estará em Brasília no dia da cerimônia devido ao recesso (ela segue nesse período em Fortaleza). Os participantes vão se encontrar no Salão Negro do Congresso Nacional. Foram convidados governadores, prefeitos de capitais e os ministros e presidentes de tribunais superiores. Também são esperados deputados, senadores, ministros do Tribunal de Contas da União e presidentes de assembleias legislativas, além é claro dos principais nomes tanto do Governo federal quanto dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Governadores de oposição e prováveis candidatos às eleições presidenciais de 2026 também já declinaram de participar.
Lula espera por 500 convidados para o que deveria ser apenas um ato simples. Contudo, o evento já ganhou proporções de uma festa digna de Monarquia. Mas essa ‘Coroa Real’ não é banhada a ouro e sim com o dinheiro público.