O Senado e a Câmara, atualmente com maioria de centro-direita, devem instalar em breve uma sequência de CPIs para investigar facções criminosas como o PCC e o Comando Vermelho, além de milícias. No Senado, o requerimento foi protocolado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
“Se está diante de um preocupante estado de coisas, o qual torna imprescindível a atuação investigativa do Poder Legislativo, através de CPI especialmente constituída para tanto, como forma de oferecer ao país soluções legislativas”, diz um trecho do documento.
Na Câmara, um pedido foi apresentado por Kim Kataguiri (União-SP), com foco em reuniões de supostos integrantes das facções com representantes do Governo Lula.
“A participação dessas ONGs na formulação do Plano Pena Justa levanta suspeitas graves, que merecem ser investigadas. Temos cada vez mais indícios da complexidade e do tamanho do crime organizado no nosso país. E esse nível de infiltração dele na política institucional pode significar que estamos indo por um caminho sem volta. Acredito que teremos facilidade em coletar as 171 assinaturas necessárias”, destacou o parlamentar.