Zema enfrenta MST com apoio da polícia em meio a invasões em Belo Horizonte

Redação 011
2 Min
CPI apura denúncias de assentados que estão sendo ameaçados
foto: Tarcísio Nascimento/ MST-RJ - Fonte: Agência Câmara de Notícias

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou que aproximadamente 500 famílias invadiram a fazenda “Aroeiras”, localizada em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), durante a manhã de sexta-feira (8). A direção estadual do MST criticou a gestão do governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), por supostamente favorecer a concessão de terrenos à indústria mineira.

No segundo dia da invasão, o MST denunciou o cerco da Polícia Militar de Minas Gerais, comandada pelo governo Zema, afirmando que a ação policial carece de justificativa, pois a Justiça recusou o pedido de reintegração de posse apresentado pelos herdeiros da fazenda. Zema criticou a invasão de terras e prometeu apoiar os produtores rurais para reverter a situação o mais rápido possível. Ele destacou a dificuldades enfrentadas pela classe produtora, além das preocupações sobre a invasão de propriedades privadas produtivas.

Em resposta, o MST acusou o governador de atacar as famílias sem terra e mentir para a população. O movimento recordou que o judiciário indeferiu a reintegração de posse da fazenda, que havia sido abandonada há quase uma década, e afirmou que seus integrantes não ocupavam terras produtivas. Enquanto isso, a Defensoria Pública de Minas Gerais enviou um ofício ao Polícia Militar solicitando o cancelamento de uma operação militar no local e pediu explicações sobre a presença dos militares, já que o processo relativo à reintegração de posse está em andamento na Justiça.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.