Valdemar compara Bolsonaro ao guerrilheiro comunista Che Guevara

Redação 011
2 Min
Tarcísio e Bolsonaro em caminhos opostos para a prefeitura de SP
foto: Beto Barata/ PL

Durante evento realizado nesta segunda-feira (25) em São Paulo, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será lembrado por décadas, comparando seu carisma ao do guerrilheiro comunista Ernesto Che Guevara. Segundo o dirigente, a força simbólica de Bolsonaro ultrapassa o momento político atual e poderá inspirar futuras gerações, a ponto de “meninos usarem camisetas do Bolsonaro” no futuro. A declaração foi feita no seminário promovido pelo grupo Esfera Brasil, que reuniu lideranças da direita para discutir o cenário eleitoral de 2026.

Valdemar também criticou os processos que tornaram Bolsonaro inelegível até 2030, classificando a decisão como passível de revisão com a mudança na presidência do TSE. Ele mencionou que o ministro Kassio Nunes Marques poderá reavaliar a inelegibilidade imposta por Alexandre de Moraes. O presidente do PL destacou ainda a capacidade de Bolsonaro em transferir votos, citando que até nomes fora do radar eleitoral, como Baleia Rossi (MDB-SP), poderiam crescer com seu apoio. Para Valdemar, o eleitor conservador permanece fiel ao ex-presidente, mesmo diante das investigações em curso.

A respeito da ação penal que será julgada pelo STF a partir de 2 de setembro, Costa Neto classificou o processo como “guerra” e afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é a “única saída” para reverter a situação de Bolsonaro. Segundo ele, Trump continuará pressionando o Brasil com medidas diplomáticas e comerciais para garantir justiça ao líder dos conservadores. Valdemar negou que Bolsonaro tenha participado do planejamento de atos golpistas e reforçou que o ex-presidente não cometeu nenhuma ação concreta que justificasse condenação.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.