O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter se encontrado com Lula e se cumprimentaram antes do início da Assembleia Geral da ONU. Ambos também combinaram um encontro que deve ocorrer na próxima semana.
“Ele me parece um homem muito agradável. Ele gostou de mim, eu gostei dele. E eu só faço negócios com pessoas que eu gosto. Tivemos, ao menos por 39 segundos, uma excelente química. É um bom sinal. Sem a gente [EUA], eles [Brasil] vão falhar assim como outras nações”, disse o republicano.
Apesar das palavras, o chefe da Casa Branca fez questão de criticar o Brasil em seu discurso e também justificou as tarifas que somam 50% aos produtos comprados do país. Ele afirmou haver “censura, repressão, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos” por parte do atual Governo Federal. Trump também fez um alerta aos brasileiros sobre os riscos de um distanciamento com os EUA.
“Lamento muito dizer que o Brasil está indo mal e continuará indo mal. Eles só conseguirão se sair bem quando trabalharem conosco; sem nós, eles fracassarão, assim como outros fracassaram”, afirmou.