O presidente dos EUA, Donald Trump, fez graves acusações contra o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o classificando como uma liderança no tráfico de drogas.
“O presidente colombiano Gustavo Petro é um líder do tráfico de drogas que incentiva fortemente a produção em massa de drogas, em campos grandes e pequenos, por toda a Colômbia. Tornou-se, de longe, o maior negócio da Colômbia, e Petro não faz nada para impedi-lo, apesar dos pagamentos e subsídios em larga escala dos EUA, que nada mais são do que um roubo a longo prazo da América. A partir de hoje, esses pagamentos, ou qualquer outra forma de pagamento ou subsídios, não serão mais feitos à Colômbia”, postou o norte-americano em sua rede social.
Em resposta, o colombiano disse que Trump violou a soberania marítima do país ao matar um pescador durante uma ação militar no Caribe. Segundo ele, o pescador não tinha qualquer relação com o narcotráfico. Neste domingo (19), o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou que o país realizou um ataque contra um navio que teria envolvimento com o tráfico ilegal de drogas naquela região.
As relações entre Bogotá e Washington pioraram bastante desde que o republicano voltou ao poder. No mês passado, os Estados Unidos revogaram o visto de Petro ao país.