Governo Federal tem reunião para negociar tarifaço com os EUA nesta quinta-feira

Redação 011
2 Min
Governo Federal tem reunião para negociar tarifaço com os EUA nesta quinta-feira
foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Lula confirmou uma reunião entre Brasil e Estados Unidos, nesta quinta-feira (16), sobre a taxação extra aos produtos brasileiros. Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre Lula e o presidente Donald Trump, no início deste mês.

“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, disse o petista ao comentar a videoconferência que manteve na semana passada com o republicano.

Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações. Rubio, então, convidou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para liderar uma delegação brasileira a Washington. Em entrevista recente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil vai oferecer os melhores argumentos econômicos para os Estados Unidos, para reverter o tarifaço de 50% imposto ao Brasil.

No dia 2 de abril, a Casa Branca impôs barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%. Porém, em 6 de agosto, entrou em vigor uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicariam as big techs. Outra justificativa para a taxação foi o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe este artigo