O ex-presidente Donald Trump sugeriu ao seu ex-vice-presidente, Mike Pence, que endossasse sua candidatura, à medida em que a corrida presidencial de 2024 testemunha uma série de concorrentes republicanos abandonando a competição.
Durante um comício no sábado em Las Vegas, Trump observou: “As pessoas estão se retirando agora e estão todos me apoiando”, fazendo alusão ao crescente número de candidatos republicanos desistindo da corrida. Ele continuou dizendo: “Quanto a Mike Pence, acredito que ele deveria endossar minha candidatura. Por quê? Porque eu presidi uma presidência tremendamente bem-sucedida, e ele serviu como vice-presidente.”
Mike Pence foi o companheiro de chapa de Trump nas campanhas de 2016 e 2020 e foi um apoiador leal durante a maior parte do mandato de quatro anos de Trump. No entanto, sua relação azedou quando Pence se recusou a apoiar os esforços de Trump para reverter os resultados das eleições de 2020.
Trump continuou, “Mas, como todos sabemos, a lealdade na política pode ser bastante volúvel.”
Pence anunciou oficialmente a suspensão de sua campanha nas primárias presidenciais do GOP de 2024 durante um discurso na Conferência da Coalizão Judaica Republicana no sábado.
“Cheguei à conclusão de que este não é o meu momento”, declarou Pence. “Decidi suspender minha campanha presidencial a partir de agora.”
Ele acrescentou: “Ao povo americano, eu digo: embora este não seja o meu momento, continua sendo o seu momento.”
Pence havia lançado sua candidatura presidencial em junho, tornando-se um dos muitos candidatos republicanos que concorrem à presidência ao lado do atual favorito, Donald Trump. Apesar das críticas atuais dirigidas ao seu ex-chefe, Pence enfatizou seu orgulho em seu tempo na administração Trump.
Em resposta à saída de Pence da corrida, alguns de seus ex-rivais republicanos em 2024 expressaram seu apoio a ele.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, escreveu na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: “O ex-vice-presidente Mike Pence é um homem de princípios e fé que trabalhou incansavelmente para promover a causa conservadora. Casey e eu apreciamos Mike e Karen por estarem dispostos a entrar nesta campanha e desejamos à família Pence tudo de bom em seus futuros empreendimentos.”
A pesquisadora Morning Consulting PRO publicou recentemente uma pesquisa sobre as primárias do partido Republicano dos EUA, onde Donald Trump lidera com mais do 60% acima do restante dos candidatos, como De Santis (13 %), Nikki Haley (7 %) e Vivek Ramaswamy (7%).