Donald Trump afirmou estar irritado com o Vladimir Putin e ameaçou impor tarifas à Rússia caso não haja um acordo de paz na Ucrânia. A decisão veio depois que o ditador desferiu uma série de ataques contra a credibilidade de Volodymyr Zelensky. Na última sexta-feira (28), Putin deixou claro seu interesse em formar um Governo de transição no país considerado inimigo. Tal medida seria uma forma de afastar o atual presidente ucraniano do cargo.
“Se a Rússia e eu não conseguirmos chegar a um acordo para parar o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi culpa da Rússia, vou impor tarifas secundárias sobre todo o petróleo vindo de lá. Isso significaria que, se você comprar petróleo da Rússia, não poderá fazer negócios nos EUA”, disse o presidente americano.
Segundo o chefe da Casa Branca, o líder russo sabe de seu descontentamento e ressaltou a boa relação, pelo menos em sua gestão, entre os dois governos. Apesar das ameaças, somente impor novos impostos não será suficiente para a Moscou recuar no conflito.