O Tribunal de Contas da União rejeitou um pedido para que fosse feita uma auditoria sobre os custos das viagens de Janja. A representação do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) relata que, entre 2023 e 2024, a citada esteve no exterior por 103 dias, 16 a mais que o próprio Lula. Segundo o parlamentar, mesmo sem cargo público, Janja representou o Brasil em compromissos oficiais, como a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris e um evento sobre educação no Catar.
No entanto, o TCU informou que a participação dela em comitivas sem a presença do marido já foi objeto de representação no Tribunal, e julgada improcedente.
“Tal prerrogativa cabe, em nome do Congresso Nacional, apenas aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como aos presidentes de comissões técnicas ou de inquérito, quando a solicitação for aprovada pela respectiva comissão”, informou o ministro Bruno Dantas, relator do caso, ao reforçar que o deputado não possui legitimidade para requerer tal investigação.
Lula parece ter encontrado sua ‘alma gêmea’. Janja gosta de viajar, ostentar e postar muito nas redes sociais. Ao contrário da pacata e saudosa dona Marisa, absolutamente esquecida e nunca mencionada pelo ex.