O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta quarta-feira (24) que permanecerá no partido Republicanos, negando qualquer intenção de migrar para o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista à GloboNews, Tarcísio afirmou: “Não tem nada previsto, eu estou muito confortável no Republicanos e vou permanecer”. A declaração coloca fim, por ora, nas especulações sobre sua possível mudança de legenda, que começaram no ano passado.
As especulações sobre a troca de partido surgiram quando o Republicanos iniciou negociações para integrar a base de apoio do governo de Lula da Silva (PT) no Congresso. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a declarar que a migração de Tarcísio para o PL seria uma questão de tempo, reforçada por supostas conversas entre o governador e o ex-presidente Bolsonaro. No entanto, Tarcísio e seus aliados sempre negaram publicamente essas afirmações, reforçando seu compromisso com o Republicanos.
A permanência de Tarcísio no Republicanos tem implicações no cenário político, especialmente em relação à sucessão na presidência da Câmara dos Deputados. Aliados de Marcos Pereira, presidente do Republicanos e pré-candidato ao comando da Casa, esperavam que a entrada de Tarcísio no PL pudesse influenciar nesse processo. Apesar das pressões públicas de figuras importantes do PL, como Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, Tarcísio manteve sua posição, priorizando a estabilidade em sua trajetória partidária.