Lula afirmou ser “candidatíssimo” para as eleições de 2026 em um jantar com líderes da base aliada da Câmara. Ao fazer um balanço de seu terceiro mandato, o petista ignorou todas as pesquisas que apontam para uma queda vertiginosa de popularidade e se mostrou disposto a mais um pleito. As palavras de Lula foram relatadas pelos participantes do encontro. O jantar foi organizado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Há três semanas, o petista se reuniu com outros aliados do Congresso, naquela ocasião, organizado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Desta vez, o petista fez um discurso longo, de mais de 30 minutos, e colocou na mesa o que considera as principais realizações do seu Governo, fez comentários sobre sua história e apresentou sua visão sobre as questões sociais do país – foi a retórica de sempre, sem mudanças. Lula afirmou ainda que está com a saúde em dia para enfrentar um novo mandato.
A postura do petista, mesmo diante dos índices baixíssimos de aprovação, demonstra que não há sucessor da Esquerda enquanto o mesmo estiver no comando. Tal postura é vista com desconfiança e desagrada uma ala crescente dentro da própria legenda. Afinal, não há PT sem Lula e ninguém viverá para sempre – graças a Deus.