Uma pesquisa feita pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT) aponta que 17% da população querem o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o nome da direita para disputar as eleições presidenciais de 2026. No entanto, o levantamento mostrou que Tarcísio não o único no páreo. O senador Sergio Moro (União-PR) aparece com 12%, seguido por Michelle Bolsonaro (PL), com 11%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 6%.
Entre quem diz “gostar muito” de Jair Bolsonaro, Tarcísio e Michelle aparecem na frente com 29% e 28%, respectivamente. Já aqueles que afirmam “gostar mais ou menos” do ex-presidente, Tarcísio e Moro levam vantagem com 25% e 18%. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) têm a preferência de 3%.
Portanto, no nome de Tarcísio de Freitas lidera todas as projeções. O estudo do Instituto da Democracia foi feito com 2.558 entrevistas presenciais de eleitores em 167 cidades por todo o país, de 22 a 29 de agosto, com financiamento do CNPq. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.