A oposição articula um pedido de impeachment contra Lula após o petista comparar a ofensiva de Israel contra o Hamas ao Holocausto, quando houve um massacre contra 6 milhões de judeus pelo governo nazista na Segunda Guerra Mundial. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), é a autora do pedido. Até agora, mais de cem parlamentares já assinaram o documento.
Mas há um fato que atinge diretamente as estruturas do Planalto. Nesse momento, vinte deputados favoráveis ao impeachment são de partidos de apoio ao Governo, com ao menos um ministro na atual administração. Entre os nomes, estão os deputados federais Messias Donato (Republicanos-RS), Roberto Duarte (Republicanos-AC), Coronel Telhada (PP-SP), Clarissa Tercio (PP-PE) e Reinhold Stephanes Jr. (PSD-PR).
Os congressistas dizem que Lula cometeu crime de responsabilidade, citando um artigo na Constituição no qual se refere a ‘hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade’.