Uma delegação de parlamentares brasileiros iniciou uma visita a Israel, liderada pelo presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, senador Carlos Viana (Podemos-MG). Durante a estadia, os políticos brasileiros se reuniram com seus homólogos israelenses, enfatizando o compromisso com o direito de Israel à defesa e à existência. Além disso, aproveitaram para criticar as declarações recentes de Lula.
Carlos Viana afirmou: “Viemos reforçar nosso apoio ao direito de Israel de se defender e existir, e deixar claro que não concordamos com as declarações do presidente Lula e de outras autoridades brasileiras que insistem em comparar Israel com o grupo terrorista do Hamas”.
Os parlamentares de Israel agradeceram o apoio da delegação brasileira e destacaram a desinformação em alguns aspectos do conflito, que vem sendo constante contra Israel. Segundo Viana, os políticos do país do Oriente Médio esclareceram que os caminhões com medicamentos, alimentos e água têm entrada irrestrita em Gaza, enquanto os veículos com combustível enfrentam restrições devido à manipulação pelo Hamas.