Uma nova rodada da pesquisa CNT/MDA revelou que 43,1% dos brasileiros veem o governo de Lula da Silva (PT) como pior que o de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). A diferença em relação aos que consideram a gestão atual melhor — 34,4% — mostra uma margem expressiva de descontentamento. O levantamento também indica que 20,5% acreditam que o atual mandato segue de forma semelhante ao anterior, reforçando a percepção de continuidade ou deterioração, mas não de melhora.
Além das comparações entre os governos, a pesquisa destaca que 53% da população reprova o desempenho pessoal de Lula na presidência. Essa avaliação negativa se soma aos 40,4% que classificam a atual gestão federal como ruim ou péssima. Apenas 28,6% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, enquanto 29,6% consideram regular. A pesquisa foi conduzida entre os dias 11 e 15 de junho, com 2.002 entrevistas presenciais em todo o país.
Outro dado relevante do levantamento aponta que 40,2% dos brasileiros acreditam que o país estará em situação pior ao final do atual mandato presidencial, em 2026, do que estava em seu início. A sondagem foi realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com o Instituto MDA, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (17).