Macron busca apoio brasileiro para fazer contrapeso às conversas de Trump e Putin

Redação 011
2 Min
Lula força negociações entre Mercosul-UE em meio a impasse com presidente francês
foto: Ricardo Stuckert/ PR

Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta terça-feira (18) com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a situação da guerra na Ucrânia. Segundo comunicado do Palácio do Planalto, ambos discutiram a necessidade de uma solução pacífica para o conflito, com a participação de todas as partes envolvidas. “Expressei minha preocupação com o cenário internacional e reafirmei o compromisso do Brasil com a promoção da paz e a defesa da democracia”, afirmou Lula em publicação nas redes sociais.

A ligação ocorre em meio a negociações internacionais para um possível acordo de paz. Enquanto Macron articulou um encontro com líderes europeus em Paris, representantes dos Estados Unidos e da Rússia se reuniram na Arábia Saudita. A reunião organizada pelo governo francês foi uma resposta ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, que anteriormente dialogou diretamente com o ditador Vladimir Putin sem incluir aliados europeus. “Nós buscamos uma paz forte e duradoura na Ucrânia”, declarou Macron após o encontro em Paris.

O encontro na Arábia Saudita reuniu delegações de peso dos dois países, incluindo o assessor russo Yuri Ushakov e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Autoridades russas indicaram que a normalização das relações com Washington e a retomada de investimentos petrolíferos estavam na pauta. Trump, que já havia conversado por telefone com Putin, destacou que o líder russo demonstrou interesse em um cessar-fogo. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, por sua vez, criticou a exclusão de seu país dessas negociações, afirmando que “não podemos reconhecer quaisquer acordos feitos sobre nós que não nos incluam”.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.