Lula da Silva (PT) recebeu cerca de 2,3 mil presentes desde que reassumiu o cargo em 2023, segundo informações obtidas pela Folha de S. Paulo. Entre os itens estão canetas brindes, esculturas, obras de arte e até um violão doado por Chris Martin, vocalista da banda Coldplay. O governo federal afirma que todos os presentes estão sendo registrados para incorporação ao patrimônio público.
Além de presentes de governos estrangeiros, Lula também recebeu itens de cidadãos comuns, como cachaça, camisas de times de futebol e imagens de santos. Um dos destaques entre os presentes foi um relógio de mesa oferecido pelos Emirados Árabes Unidos, semelhante ao que Bolsonaro recebeu, segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom). “O relógio recebido por Lula não é cravejado de diamantes ou outras pedras preciosas”, afirmou a Secom, reforçando que o item será incorporado ao patrimônio público.
O acervo recebido por Lula inclui itens enviados por diversas autoridades e países, com a China sendo o maior doador de presentes. O governo também explicou que a destinação final dos itens só será decidida ao final do mandato presidencial, conforme determina a legislação vigente.