Lula da Silva (PT) voltou a comentar o cenário político dos Estados Unidos nesta terça-feira (2), criticando o ex-presidente Donald Trump e elogiando Joe Biden. Lula afirmou que Trump é um “mentiroso” e que Biden precisa decidir se será candidato à reeleição. Em entrevista à Rádio Sociedade, de Salvador, Lula mencionou: “Eu acho que somente o Biden pode dizer se ele tem condições de concorrer ou não, eu não tenho condições de dar palpite, sabe?”.
Lula também comentou sobre a performance de Biden nos debates, descrevendo-a como “mais lenta” em comparação a Trump, que, segundo ele, é mais agressivo e propenso a mentir. “Possivelmente a aparição dele no debate foi mais lenta que a do adversário, que é mais agressivo e mais mentiroso, sabe? Porque o New York Times disse que ele contou não sei quantas mentiras,” afirmou Lula. As declarações surgem em um contexto de pressão interna no Partido Democrata para que Biden reconsidere sua candidatura devido a questões de saúde e idade.
O cenário eleitoral nos EUA sugere uma possível reviravolta na campanha, com 72% dos eleitores americanos, segundo uma pesquisa da CBS News com a YouGov, acreditando que Biden não deveria disputar a reeleição. Esse cenário gerou debates também no Brasil, com comparações entre a idade de Biden e Lula, que enfrentará problemas semelhantes caso decida se candidatar novamente em 2026, com especialistas afirmando que a condição física e mental de Lula terá que ser avaliada para verificar se o petista tem condições de definir os rumos do Brasil por mais quatro anos.