Nesta terça (31) o deputado Danilo Forte , relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, disse que a meta fiscal de déficit zero para o próximo ano pode ser revista na discussão do Orçamento.
A discussão veio a tona, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou em dúvida o cumprimento da meta.
O ministro da Fazenda Fernando Haddad em meio as falas de Lula , negou que haja um “descompromisso” com as contas públicas. As justificativas truncadas e discursos desencontrados abriram a possibilidade da revisão.
Forte afirmou que está aberto à revisão da meta de déficit zero. A ideia é votar o parecer preliminar da LDO ainda nesta semana, o que abrirá o prazo para a apresentação de emendas.
Em entrevista para o Estadão Danilo disse: “O governo ainda está na expectativa da definição, dessa possibilidade, se vai mudar ou não. Eles ainda não disseram se vão enviar a mensagem modificativa. Por isso que eu acho que precisam agilizar”.
A LDO foi enviada ao Congresso no dia 15 de abril e deveria ter sido votada até o final do primeiro semestre.
Expectativa
O último relatório Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (30), mostrou que a mediana das expectativas de economistas do mercado aponta para um déficit de 0,78% do PIB em 2024 – uma semana atrás o indicador estava em 0,75%.