O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumiu a presidência do P20 – Presidentes de Parlamento do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia. O parlamentar substituiu o líder da Câmara dos Deputados indiano, Om Birla. A cerimônia ocorreu em Nova Déli, na Índia, onde acontece a nona cúpula do grupo.
No discurso, Lira ressaltou que o Brasil repudia atos de violência e agressões militares, sobretudo quando praticados contra civis indefesos e inocentes: “Defendemos o diálogo e o entendimento para resolver situações controversas”, declarou. O deputado destacou ainda que a pauta verde é uma das ‘maiores prioridades’ do Legislativo brasileiro.
No evento internacional, o presidente do Senado afirmou que sempre defendeu as prerrogativas do Supremo Tribunal Federal, mas isso não significa que esteja inerte a modificações que possam ser úteis à credibilidade e ao aprimoramento de todos os Poderes: “Inclusive do próprio Poder Judiciário”, afirmou.
A declaração foi dada em um momento em que o Congresso se mobiliza para alterar parte das regras do STF, como idade mínima para a escolha de um ministro e período de mandato.