O esperado acordo comercial entre Estados Unidos e Japão se tornou realidade. Os japoneses serão taxados em 15% e não mais em 25%, como havia sido anunciado anteriormente. Como parte da negociação, os asiáticos vão investir US$ 550 bilhões em território americano. Nesse contexto, os EUA ficarão com 90% dos lucros. Esse acordo foi anunciado depois de uma reunião entre o republicano e o principal negociador tarifário do Japão, Ryosei Akazawa, na Casa Branca.
“Este acordo criará centenas de milhares de empregos – nunca houve nada parecido. Talvez o mais importante seja que o Japão abrirá o país ao comércio, incluindo carros e caminhões, arroz e alguns outros produtos agrícolas, entre outros. O Japão pagará tarifas recíprocas aos Estados Unidos de 15%”, publicou o presidente Donald Trump em suas redes sociais.
Enquanto os países buscam um acordo para proteger as próprias economias, o Brasil segue estagnado com um Governo Federal incapaz de agir com inteligência e boa vontade diante de um ‘destruidor’ tarifaço de 50% que pode entrar em vigor já em 1º de agosto.









