O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta desempenho competitivo contra Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (13). Em um cenário de primeiro turno que inclui Pablo Marçal (PRTB), Bolsonaro tem 33,9% das intenções de voto, contra 34% de Lula, configurando um empate técnico. Já sem Marçal, Bolsonaro lidera numericamente com 37,3%, enquanto o petista aparece com 34,4%, ambos ainda dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
A pesquisa também apontou que, em um eventual segundo turno, Bolsonaro teria 45,7% das intenções de voto, contra 42,2% de Lula, outro empate técnico. Contudo, a direita enfrenta uma fragmentação, com nomes como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) sendo cotados, enquanto o PT consolida Lula como seu principal nome. A ausência de uma candidatura unificadora na direita gera incertezas para 2026, mas Bolsonaro permanece como a figura mais forte dentro da oposição.
Realizada entre 7 e 10 de janeiro, a pesquisa entrevistou 2.018 eleitores de 26 estados e do Distrito Federal, com intervalo de confiança de 95%. Embora o ex-presidente esteja inelegível no momento, sua força eleitoral reforça os problemas que Lula e a base aliada podem enfrentar caso Bolsonaro recupere sua elegibilidade ou influencie diretamente a corrida presidencial, especialmente diante as tentativas de recuperar seus direitos políticos com apoio do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.