A Polícia Federal faz operação nesta quarta-feira, 02, contra a deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como “hacker da Lava Jato”. Os policiais cumprem mandado de prisão contra o hacker, que foi detido hoje, 2, em Campinas, no interior de São Paulo e encontra-se preso em Araraquara.
A ordem de prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e decretada pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, por descumprir restrições judiciais.
As ações continuam com mandado de busca e apreensão de materiais em endereços da deputada Carla Zambeli (PL-SP), em Brasília e São Paulo. Ela é acusada de participar da invasão de sistemas do Judiciário para inclusão de documentos falsos sobre o ministro Alexandre de Moraes.
A operação 3FA espera esclarecer a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BMNP). Entre os documentos forjados, havia um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e 11 alvarás de soltura de indivíduos presos. Os crimes ocorreram entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023.
A defesa de Walter Delgatti Neto afirma que até o momento não teve acesso à decisão que determinou a prisão do hacker.