O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), reafirmou apoio ao líder da esquerda durante evento no Maranhão, contrariando o ultimato do Progressistas para que deixasse o cargo até domingo (5). Ao lado de Lula, Fufuca declarou estar “com Lula” e indicou que pretende atuar pela reeleição do petista em 2026. A postura do ministro reforça o alinhamento com o Governo Federal, mesmo sob risco de expulsão do partido, que já discute a retirada de seu comando no diretório estadual do Maranhão.
A situação de Fufuca é semelhante à de Celso Sabino (União-PA), ministro do Turismo, que também resiste às pressões internas. Sabino chegou a entregar uma carta de demissão em setembro, mas permaneceu no cargo a pedido de Lula, alegando que só deixaria o governo após entregas relacionadas à COP30. A cúpula do União Brasil avalia agora a expulsão compulsória do ministro e a dissolução do diretório estadual no Pará, presidido por ele, o que pode inviabilizar sua candidatura ao Senado em 2026.
Ambos os ministros participaram de agendas oficiais com o petista nos últimos dias, ignorando as diretrizes partidárias. Fufuca esteve presente na entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida e na assinatura de obras do Novo PAC, enquanto Sabino declarou que apoiará Lula “onde quer que esteja”. Apesar da resistência, interlocutores do PP admitem possibilidade de uma saída negociada para Fufuca, embora ele possa perder o controle do partido no Maranhão. Lula ainda não exonerou nenhum dos dois ministros.









