Em uma eleição acirradíssima, a candidata da direita Keiko Fujimori foi eleita presidente do Peru após conseguir uma vantagem irreversível (50,11%) sobre o candidato de esquerda Roberto Sánchez (49,88%). O resultado mostra uma diferença de 43.386 votos e restam apenas 40.213 a serem apurados, de acordo com a ONPE (Escritório Nacional de Processos Eleitorais), a autoridade eleitoral do Peru.
Roberto Sánchez, do partido ‘Juntos por el Peru’, chegou a liderar a apuração, mas foi ultrapassado devido, principalmente, aos votos de cidadãos peruanos no exterior. O esquerdista, obviamente, contestou o resultado e convocou um protesto para denunciar irregularidades no processo eleitoral. O resultado oficial será divulgado apenas em alguns dias. O combate à insegurança e ao crime organizado, uma das principais preocupações dos peruanos, foi o eixo central da campanha de Fujimori.
Desde 2016, o país teve oito presidentes, em um contexto de crises institucionais recorrentes. A vitória de Keiko é considerada histórica para o país, que pela primeira vez elegeu uma mulher por voto direto. Além disso, consolida a escolha pelo direita conservadora na América do Sul.

