EUA vê com bons olhos possível vitória de Massa no domingo

Redação 011
2 Min
Massa ou Milei, um dos dois será o novo presidente da Argentina
foto: debate.electoral.gob.ar

Os resultados eleitorais na Argentina trouxeram uma reação de observação cautelosa em Washington, especialmente na Casa Branca e no Departamento de Estado dos Estados Unidos, que estavam atentos a uma possível vitória de Sergio Massa. Antes das eleições, os corredores do departamento liderado por Antony Blinken, chanceler de Biden, estavam cheios de ansiedade.

“Estamos aliviados, não esperávamos que o resultado fosse tão positivo”, afirmou uma fonte ao portal La Política Online. “Vemos com bons olhos o crescimento limitado de Javier Milei, o mini-Trump”, acrescentou.

O apoio ativo dos Estados Unidos à candidatura de Sergio Massa, com consultores políticos e financiamento para a campanha, destaca o interesse em manter um aliado considerado como seu “representante infiltrado” na política argentina. Este papel remonta a reuniões secretas documentadas na embaixada revelados pelo Wikileaks em 2011, quando Massa era chefe de gabinete de Cristina Kirchner.

- Publicidade -

Embora compreendam que Massa deva atender às demandas kirchneristas com medidas socialistas, em Washington, muitas dessas políticas são apoiadas, especialmente dada a tendência esquerdista do Partido Democrata na última década.

No entanto, o medo se concentra em Javier Milei, a quem veem como um “discípulo de Donald Trump”. Na embaixada dos EUA, reiteram que não querem repetir uma situação “como a de Bolsonaro”, onde um líder de direita se tornou um ator regional influente que navegou entre Washington, Moscou e Pequim.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.