O autor Peter Schweizer ressalta em seu novo livro Blood Money que o TikTok é administrado pela empresa ByteDance, que está “casada com o complexo militar de inteligência do Partido Comunista Chinês”. Enquanto o aplicativo se tornou uma parte central da vida dos jovens americanos, o governo chinês não permite o uso do aplicativo para sua própria população, utilizando-o como uma ferramenta para influenciar os jovens norte-americanos para seus próprios propósitos, designando o poderoso algoritmo do TikTok como um “ativo de segurança nacional” secreto.
Os estrategistas criam desinformação nas redes e advogam por uma “mensagem subconsciente” em vez de propaganda politicamente explícita, e utilizam uma abordagem suave para influenciar os jovens no Ocidente.
Schweizer descobriu que o governo chinês financiou um estudo sobre “propaganda digital e manipulação de opinião em plataformas de mídia social”, que constatou que “conteúdo emocional pode facilmente levar o público a ter a ilusão de ‘pensamento independente’ e atribuir emoções irracionais a ‘indignação justa’ ou ’empatia’, o que intensifica o valor do delírio”.
Os estrategistas do PCC em um “Análise da Guerra de Mídia em Rede Moderna na Perspectiva da Tecnologia Inteligente” também acrescentaram que a propaganda é mais eficaz quando pode ser direcionada a “pessoas impressionáveis” por meio do entretenimento.
“O entretenimento é a principal motivação para o consumo de conteúdo da Geração Z”, disse o vice-diretor do Departamento de Propaganda, em “Pesquisa sobre Estratégias de Comunicação Internacional e Caminhos Práticos da Geração Z”. Ao entender melhor aqueles que pretendem propagandear, o PCC pode “explorar estratégias e caminhos de comunicação eficazes, [e] melhorar a capacidade de definir agendas”.