No segundo dia consecutivo da saída temporária dos presídios em São Paulo, a Polícia Militar flagrou 142 detentos descumprindo as regras estabelecidas pelo Poder Judiciário, de acordo com o Centro de Operações da PM (Copom). A maioria das detenções ocorreu na capital paulista, seguida pelas regiões de Campinas e Sorocaba.
Desde o ano passado, uma portaria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em colaboração com a Secretaria de Administração Penitenciária, determina que detentos flagrados infringindo as regras da Justiça durante a saída temporária sejam reconduzidos às penitenciárias. Além disso, um acordo entre a SSP e o Tribunal de Justiça de São Paulo permite que os policiais tenham acesso aos processos dos réus durante abordagens para verificar o cumprimento das condições da saída temporária.
Uma resolução recente estabeleceu que os sentenciados que descumprirem as condições impostas durante a saída temporária devem ser levados ao Instituto Médico Legal para realizar um exame de corpo de delito e posteriormente encaminhados aos Centros de Detenção Provisória ou à Penitenciária Feminina da capital.