O Hamas tem desenvolvido planos para estabelecer uma base secreta na Turquia e outras células terroristas em diversas localidades com o objetivo de coordenar ataques contra alvos israelenses em países vizinhos, incluindo membros da OTAN, segundo um documento capturado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) em Gaza.
O documento confidencial, intitulado “Fundação de uma base na Turquia”, foi descoberto na residência de Hamza Abu Shanab, chefe do Estado-Maior de Yahya Sinwar, informou o ‘The Times’ citando as FDI. O documento destaca que os esforços de Israel para controlar a Faixa de Gaza na última década colocaram o Hamas em uma posição defensiva.
O plano, delineado no documento, sublinha a necessidade de estabelecer bases em diversas localidades para fortalecer “as forças de resistência militar, diplomática e moralmente”. Estas bases seriam centros de operações especiais “capazes de realizar operações de inteligência e militares no futuro”.
O documento esboça um plano de três anos que inclui detalhes sobre assassinatos de “oficiais e comandantes do Mossad” e “israelenses influentes”. Também menciona o “sabotagem de navios navais israelenses” e o “sequestro”, segundo o relatório do ‘The Times’.
Além disso, o plano fornece informações sobre quem estaria destinado na base na Turquia e como seria financiado.
O governo turco tem mostrado publicamente seu apoio ao Hamas, classificando-o como “grupo de libertação”, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou no domingo que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, “alcançou um nível que faria Hitler sentir inveja com seus métodos genocidas”.