O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou que Antônio Carlos Camilo Antunes deverá depor na comissão na próxima quinta-feira (25). Apelidado de “Careca do INSS’”, Antunes foi preso pela Polícia Federal no âmbito da investigação sobre o escândalo dos descontos ilegais de aposentados e pensionistas.
“Há uma boa conversa com o advogado, foi feito um trabalho bem interessante, o advogado se comprometeu, inclusive seria para amanhã essa vinda para a CPMI, mas eu tomei a decisão de transferi-lo na quinta para que todos possam ter tempo para fazer as perguntas”, informou o presidente da comissão.
A convocação do homem apontado como um dos principais operadores do esquema foi uma das mais solicitadas pelos parlamentares. Ao todo, foram apresentados 14 requerimentos com esse objetivo, incluindo o próprio presidente da CPMI e do relator, deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL).
Em um desses requerimentos, o senador Izalci Lucas (PL-DF) classifica o depoimento de Antunes como “medida inarredável e de urgência” diante das investigações que, segundo ele, apresentam o lobista como o “epicentro operacional” do esquema criminoso.
Investigações apontam que o roubo contra aposentados e pensionistas pode passar de R$ 6 bilhões.
Fonte: Agência Senado.