O Brasil teve a pior avaliação da história no Índice de Percepção da Corrupção, divulgado pela Transparência Internacional. O país ocupa a 107ª posição em um ranking com 180 nações. Na comparação com 2023, perdemos 2 pontos e caímos 3 posições. O índice é liderado pela Dinamarca (90 pontos), Finlândia (88), Singapura (84), Nova Zelândia (83) e, empatados com 81 pontos, Luxemburgo, Noruega e Suíça.
Entre os piores países estão Sudão do Sul (8 pontos), Somália (9), Venezuela (10), Síria (12) e, empatados com 13 pontos, Guiné Equatorial, Eritreia, Líbia e Iêmen.
“Em 2024, o Brasil falhou, mais uma vez, em reverter a trajetória dos últimos anos de desmonte da luta contra a corrupção. Ao contrário, o que se viu foi o avanço do processo de captura do Estado pela corrupção. A principal evidência de que estamos entrando no estágio avançado desse processo vai se tornar clara: a presença cada vez maior e explícita do crime organizado nas instituições estatais, que anda de mãos dadas com a corrupção”, disse Bruno Brandão, diretor-executivo da ONG.
Segundo a Transparência Internacional, a postura silenciosa de Lula sobre a pauta anticorrupção é um dos principais fatores que apontam para um retrocesso no Brasil.